terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

(Tel)Espectador

Por David Agra

O homem é prostituto por natureza, se não o fosse teríamos que cessar a criação e edição das leis. A todo o momento temos que pensar em evitar ou punir delitos por pessoas que desconhecem princípios da moralidade, da probidade, da ética, regras básicas de conveniência social.

Certa vez o filósofo Edmund Burke disse: “Para o mal triunfar, basta que homens de bem se omitam”. Esse pensamento brilhante não foi criado ao acaso. Em todas as épocas, a natureza brutal e imoral humana superar nossa imaginação como se fosse uma linha crescente num gráfico financeiro.

A imoralidade dos nossos políticos em aumentar seus salários em 61,8% contrasta o que chamam de salário mínimo. Quero dizer, todos os anos eles aumentam seus próprios salários de forma absurda. Está provado que eles não entram na vida política do país para servirem com ideias e soluções para nossa triste realidade como brasileiro. E sim, para enriquecerem ilicitamente por meio de trafico de influências e troca de favores (esquecem até do juramento).

O trabalhador de chão de fábrica, não questiona, não protesta, só aceita o furto sistematizado no seu contracheque todo final de mês. O desconto para quem ganha pouco é muito, tempos atrás pesquisas revelavam que trabalhávamos dois a três meses para pagar os impostos anuais. Hoje estamos numa faixa de 4 a 5 meses para pagar os mesmos impostos.

Estranho pensar que um país que está com projeções de crescimento do PIB em torno de 7% no ano de 2010. Não quer oferecer ao trabalhador um salário digno a sua realidade, tendo em vista que foi ele que ajudou o Brasil a da forte crise econômica global.

Lembra quando o Presidente Lula pediu para os brasileiros a comprar, consumir em tempos difíceis, parece insensato, mas o proletariado seguiu o seu recado. Meses no passado recente o Senado e seus residentes se envolviam na mais profunda crise institucional da sua história.

Medida moral

Sugeria uma punição efetiva para advogados mal intencionados. O intuito é afastar as laranjas podres da nobre classe de cavalheiros. Pensando logicamente diria assim: “Quem tem conhecimento de causa deve agir com rigor ético, e não procurar brechas para enganar pessoas bem intencionadas”. Pois fraudar o suado dinheiro do trabalhador e da sociedade em geral é crime de lesa-pátria.

Tenho visto com muita indignidade programas de diferentes gêneros que fazem apologia ao homossexualismo. O problema central não é o homossexualismo em si, (cada um faz a escolha que lhe é justa) mas sua propaganda para mentes ainda em formação. É imoral, não precisamos fazer divulgação de tal gênero sexual, o que precisamos é o respeito a todo ser humano, isso inclui a tolerância moral, religiosa, social e racial.

O despertar da democracia

É bonito ver uma reação em cadeia positiva de revolta contra a humilhação, a pobreza no norte da áfrica. Assim como os protestos na Tunísia, os jovens egípcios se organizaram em redes sociais como o Facebook e o Twitter, para reivindicar a liberdade há décadas perdida.

Temos que lutar contra toda a injustiça global e principalmente local. O importante é manter sua consciência satisfeita com o poder de justiça social.