domingo, 28 de junho de 2009

Trânsito caótico




O que todo cidadão deseja é ter mais qualidade de vida, uma cidade bem planejada, com um bom trânsito e sistema de saúde. Não é o caso de Manaus e nenhum desses itens funciona “direito” na cidade. O pior desses é o trânsito caótico e mal organizado.

A cidade já foi mais limpa, já teve um trânsito urbano menos complicado, porém esqueceram de planejar a cidade, esqueceram de investir em infra-estrutura, saneamento etc.

O grupo político que administra a cidade há anos, prefere não dá ouvido o que já se podia prever. Seus egos são tão grandes que induzem a população com falsa propaganda, cara por sinal, que somos em um estado que menos desmata a floresta. Desmatamos miséres 2% do verde.

O bom cidadão verá que alguns anos atrás nas estradas do Amazonas, o verde era mais intenso e hoje é mais distante, com mais áreas destruídas.

Depois desse engana bobo do governo estadual. A prefeitura de Manaus deixa áreas imprescindíveis da cidade abandonadas, e o exemplo mais gritante é o trânsito da cidade sobre sua responsabilidade.

A incompetência da prefeitura é tão absurda em relação ao trânsito que além de não terminar uma obra do viaduto da rodatória ou como é conhecida “bola” do Coroado que está atrasado gerando superfaturamento para os bolsos dos responsáveis. Abre outra frente de trabalho (construção da passagem de nível) em mais uma avenida tão movimentada quanto na “bola do Coroado”.

Manaus é uma das piores cidades brasileiras quando falamos em transporte. O trânsito está mais lento a cada ano que passa. Assim, que amanhece os engarrafamentos já iniciam depois do horário das seis da manhã. O estresse toma conta dos trabalhadores, dos estudantes e todos aqueles que precisam cumprir horário.

Só nos resta dicar com o infeliz comentário do Frederich Nietzsche para esse absurdo: “O povo merece o governo que tem”.

Enquanto isso... Nada de protesto da população.

sábado, 20 de junho de 2009

A importância da pesquisa para atualidade



No início do terceiro milênio, em plena era virtual junto com a engrenagem da robótica. O homem é o “recurso de maior importância para o desenvolvimento da pesquisa”, pela consciência, intelecto e razão, pois dentre diversos tipos de conhecimento produzido pelo homem, a pesquisa é uma das mais importante, por seguinte, existem inúmeros problemas a serem solucionados. E, a partir daí, novas pesquisas surgem e se desenvolvem a fim de criar tecnologias ou medicamentos.

O homem tem a capacidade impressionante de criar conhecimento, seja para suprir as necessidades de locomoção, de alimentos e até produzir textos que são apreciados a milênios de anos. As áreas do saber humano como: a Religião, a Filosofia, Misticismo., são formas de conhecimento que buscam dar respostas ao homem contemporâneo sobre a “Verdade”. Aliado a ciência, a pesquisa é uns dos instrumentos do saber humano mais valoroso, criado até então pelo o homem. Nasceu para contestar as “verdades” que se tinham a respeito do mundo. Assim, se tem o devido crédito da sociedade internacional, por comprovar e elucida fatos, por este pesquisado, seu prestígio advém do método cientifico aplicado com objetivo de chegar próximo da verdade, conforme suscitado pela epistemologia do século XVIII (OLIVA, 1990).

Com o passar dos anos, surgem novos problemas a serem solucionados, com o surgimento de doença como: AIDS (SIDA) entre outras doenças contagiosas, que matam inúmeras pessoas ao redor do mundo todos os anos, sendo que, já passam de 40 milhões de pessoas infectadas pelo virus da HIV. Logo a importância da pesquisa é a melhor ferramenta para esse combate e equacionando assim esse perigo que assola a comunidade global.

A esperança é que as empresas, grupos de investidores e governos, invistam em novas pesquisas, desse modo, desenvolvendo tecnologias de cunho medicinal para sanar ou curar totalmente doenças como a AIDS, malária, dengue, etc. Atualmente as pesquisas se voltam para células troncos (células mães), que se transformam em quaisquer células do corpo humano. São geralmente aplicados em deficientes físicos, para regenerar um órgão atrofiado inutilizando sua função, com intuito de retornarem ao seu funcionamento, exepriências já sinalizaram sucessos nos últimos testes divulgados pela mídia.

Em virtudes dos fatos mencionados, somos levados acreditar que a única saída do homem para enfrentar diversos tipos de epidemias e problemas que emergem a cada dia, precisam de investimentos pesados na ciência, tecnologia e especialmente pesquisa, para que não haja surto de doenças no mundo, daí a importância da pesquisa para atualidade, a pesquisa não é só uma pura investigação dos fatos, é além mais, é a nossa sobrevivência para o futuro distante, como foi no passado.

domingo, 7 de junho de 2009

Abuso do Sensacionalismo


[imagem do google]

Com a recente Lei de Imprensa revogada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o que já era ruim, ficou pior. Se notícias sensacionalistas eram comuns, porém existiam um “remédio” jurídico específico que regia o assunto. Agora a punibilidade para o abuso da massificação da informação, da difamação e a perca do senso de ética nos meios de comunicação já chega a um ponto de reflexão para a sociedade.

Na comunicação social, a hipótese do agenda setting está sendo desgastante para a sociedade em geral, esse efeito causa nas pessoas ansiedade e preocupação, especialmente sobre fatos de comoção social. O agenda setting consiste em um efeito social da mídia que compreende a incidência de notícias sobre os temas que o público falará e discutirá, ou seja, o público discutirá o assunto do momento que são transmitidos em veículos midiáticos como: televisão, rádio, jornais, revistas, internet etc.

O acidente da Air France ocorrido no dia 31/05, levou a uma "turbulência" de informações não confirmada pelos órgãos oficiais do governo do Brasil ou da França. A especulação da mídia foi tão grande que confunde familiares dos vitimados no acidente do vôo 447. Com isso, o investigador francês Paul-Louis Arslanian diz: “que há exagero na cobertura do acidente” e, assim, pede prudência a mídia.

Assunto de família ganha notícia como, por exemplo, “Xuxa já fala sobre sexo com Sasha”, intimidade de gente famosa ganha audiência fora do segmento da mídia da fofoca. Entendo que tem muitas pessoas tem interesses em saber da vida dos famosos, existem os veículos especializados que já pautam o assunto, agora ganhar segmento que se espera notícias com um grau de seriedade e importância para a população como, por exemplo, qual é o projeto de lei que o congresso está debatendo? Quais são as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal que irá beneficiar diretamente a comunidade local?

Onde está à questão ética em tudo isso? Levam-nos a pensar para quem trabalhar a mídia? Conversando certa vez com um jurista na universidade, omitirei o nome, pois não pedir autorização. Ele disse: “que a mídia trabalha para grandes grupos financeiros e principalmente para o governo, visto que na maioria das vezes quem financia os jornais e revistas é o próprio governo, portanto o departamento comercial é quem manda na editoria”. Os estudantes de comunicação também debatem esses assuntos na faculdade. O sistema é mais forte que os novos profissionais que entram no mercado não conseguem quebrar esse paradigma?

A falta de ética profissional é tanta que hipóteses inconclusas passam como fatos consumados. Mais exemplos, segundo o site, Defesa Brasil “As especulações incluem até a hipótese de um atentado a bomba. Para tal, se escoram na nacionalidade de alguns passageiros, cinco libaneses, dois marroquinos e um turco, como se o local de nascimento das pessoas já as condenasse a terroristas”. Colocam como se a notícia partissem de fonte como Agencia Brasileira de Inteligência (Abin).

Nunca a lei de imprensa fez tanta falta, como agora. O direito de resposta é necessário. A liberdade de expressão tem limite. O Jornalista deve ser imparcial e justo. Não se pode deixar que a ordem pública seja perturbada por grupos que só interessam o lucro e nada mais. Portanto, pedir o mínimo de ética no jornalismo é bastante? Respeitar a sociedade brasileira é bastante? Ainda bem que existe pessoas honestas, justas, compromissada com a ética, moral e com os bons costumes etc. Assim, espero que você esteja desse lado também.