sábado, 28 de março de 2009

Turismo em Manaus


Teatro Amazonas


Porto de Manaus

Uma justa homenagem a "Mãe dos deuses".

A cidade de Manaus oferece belezas naturais, um belo patrimônio cultural, conta também com manifestações folclóricas e a rica gastronomia regional. Com recursos turísticos ímpares. Por ser uma cidade localizada no meio da floresta Amazônia, comporta inúmeras atrações de diversos gêneros.

Dentre as atrações naturais podemos citar o Encontro das Águas, a Praia da Ponta Negra, o Parque Municipal do Mindu e o Jardim Botânico.

Já entre as atrações culturais, o turista não pode deixar de visitar, o famoso Teatro Amazonas, o Palácio da Justiça, a Alfândega, o Porto de Manaus e o Museu do Índio.

Além disso, a cidade de Manaus tem muito mais a oferecer ao turista além dessas atrações citadas, podemos encontrar em Manaus, manifestações folclóricas que ocorrem no sambódromo e bola da Suframa, onde são realizadas danças nacionais e internacionais como carnaval, boi, dança árabe e quadrilhas.

Com tudo isso, não poderia deixar de falar e degustar a gastronomia regional dos mais variados peixes servidos em caldeiradas ou assados na brasa.

Assim sendo, a cidade de Manaus desponta com um dos principais pólos turísticos do Brasil e da América Latina, com uma variedade de atrações que podem agradar a vários interesses.

quinta-feira, 19 de março de 2009

Facetas da Guerra



O que é guerra? O que dizer sobre essa palavra que denota horrores, destruição de lares, tristeza de milhões de famílias ao redor do mundo. Existem vários tipos de guerra, dentre os mais variados conceitos aplicados a ela. Eis alguns: guerra psicológica, econômica, racial, ideológica, religiosa e territorial. Esqueci alguma? Ah ainda têm mais, lembrei que estamos no terceiro milênio, século XXI, temos ameaças de guerra biológica, química e nuclear. Meu Deus o que o homem é capaz de criar hein.

Nascemos em meio de uma guerra constante, em casa, no trabalho, nas competições. Nossos pais nos moldam para uma guerra não bélica e sim educacional, intelectual para que no futuro tenhamos chances de concorrer por uma vaga de emprego. Pois, tempos atrás o mercado exigia o mínimo o antigo segundo grau(Ensino Médio). Hoje o mínimo é o ensino superior.

São travados todos os dias de manhã uma batalha invisível em que milhões de seres humanos disputam para sobreviver dia após dia, a fim de que suas famílias não venham passar fome. Qual é o inimigo que assola o mundo em tempos de globalização? Será o sistema neoliberal que introduz novas formas de trabalho na indústria automatizando toda sua linha de produção. Será a falta de mão-de-obra qualificada no mercado atual. Será a improbidade administrativa governamental. Será, será, será mais o quê?

Na acepção da palavra guerra não é só a luta com armas entre nações ou entre partidos. É mais que uma disputa entre dois grupos: um na situação e o outro na oposição. O conflito é o último meio quando não existe entendimento através de palavras, seja por interesse econômico, ideológica, religiosa, etc. A guerra nunca é boa para quem está se confrontando, mas ela não é tudo de ruim, é o instrumento usado para libertar um povo do ópio, da escravidão, da manipulação dos dominadores de uma nação colonizadora.

A guerra fazem vítimas, sendo que na sua grande maioria são milhares e até milhões de civis inocentes que não tem razão ou culpa alguma para sofrer, isso é a conseqüência dos líderes imaturos que na maioria das vezes se guiam pelo orgulho e não pela razão. Portanto, algumas guerras são inevitáveis, mas na sua grande maioria o seu remédio é a diplomacia, o diálogo via de duas mãos. O desejo de mundo mais justo com - igualdade, fraternidade e liberdade - lema esse que nasceu de uma revolução, só com a mudanças de mentalidade a paz venha reinar. Governos investem mais em construção de bombas que em produção de alimentos.

A Mudança só acontece se você primeiro mudar. Que mudemos então.

quinta-feira, 5 de março de 2009

Amadurecimento Político está aumentando no Brasil


O Brasil está se tornando a cada ano que passa um país mais maduro politicamente, isso se deve ao número crescente de instituições que fortalecem a democracia com responsabilidade e credibilidade, e os políticos corruptos estão na mira do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Polícia Federal e as Forças Armadas são as instituições mais confiáveis segundo a pesquisa Opinião Consultoria a pedido da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), divulgada em 27 de setembro de 2007. Poderíamos colocar também o Tribunal Superior Eleitoral pelo trabalho e seriedade que vem desenvolvendo pela moralização e lisura do processo político brasileiro, e, assim, contribuindo para o fortalecimento da democracia.

A cada eleição que passa as políticas eleitorais estão atuando de forma mais severa e livrando as cidades da sujeita tanto física quanto moral. A primeira se refere à sujeira das avenidas, ruas, praças, portes etc., as propagandas que deixavam as cidades tomadas pela poluição visual. A segunda é sobre a postura dos candidatos que se saírem da linha, ou seja, de desrespeitarem as leis como responsabilidade fiscal etc., as possibilidades de serem punidos são cada vez maiores.

A conseqüência disso são atos julgados pelos ministros do TSE que decidiram pela cassação governadores por descumprirem a lei eleitoral e também com o abuso de poder econômico e político como é o caso do governador do Maranhão, Jackson Lago, e de seu vice, Luiz Carlos Porto. Outro que está ameaçado a perder o cargo é Marcelo Déda (PT) governador de Sergipe, o TSE mantém o processo de cassação de mandato, pois é acusado de realizar propaganda irregular durante a campanha de 2006.

O histórico do Tribunal Superior Eleitoral começa esse ano cassando o mandato do governador da Paraíba, Cássio Cunha Lima acusado de ter distribuído 35 mil cheques a cidadãos carentes durante a campanha eleitoral de 2006, por meio de programa assistencial da Fundação Ação Comunitária (FAC), vinculada ao governo estadual.

A Punição dos crimes contra a sociedade deve ser julgada de forma adequada e exemplar o Brasil, que certamente entrará em um novo patamar político e econômico jamais visto antes. O aumento de instituições com credibilidade está contribuindo para amadurecimento social que eleva os índices estatísticos do país. Com a diminuição da corrupção e da impunidade geraria o aumento proporcional da justiça social e educação de uma nova geração de jovens. O Brasil é uma nação grande por natureza e seu progresso depende cada vez mais da conscientização de mentes para ocupar seu verdadeiro lugar no qual são os dizeres da sua bandeira: “Ordem e Progresso”.