domingo, 15 de fevereiro de 2009

A mídia brasileira está perto do abismo

A TV aberta brasileira tem qualidade estética de países desenvolvidos, porém, nessa última década a televisão brasileira está declinando no quesito qualidade no conteúdo, por sua vez reproduz a mídia estrangeira e ainda deixa de promover debates importantes para o país com a sociedade brasileira.

Proporcionar o conhecimento e entendimento a população é obrigação da mídia, todavia, nota-se que a qualidade na programação e conteúdo está deixando a desejar. Existem mais telenovelas que telejornais, programas educativos (praticamente inexistente), campanha de conscientização entre outras, e, ainda por cima, a baixa qualidade intelectual de suas telenovelas preferindo foca-se em assuntos de cunho sexuais, especialmente no que se refere ao homossexualismo.

Evidências de imitações são facilmente encontradas na cobertura parcial das notícias do conflito no Oriente Médio, e para isso, não precisa ser muito inteligente para perceber tais provas. Outro aspecto interessante, a saber, é a imitação barata da mídia estadunidense, em nenhum momento se procura tentar criar o modelo brasileiro de jornalismo, pois é mais fácil copiá-lo ou comprar o "know-how" de fora que investir internamente, o brasileiro já provou seu talento, sua competência, basta colocá-lo para trabalhar.

A democratização da mídia se faz necessária a fim de combater uma prática de comercialização abusiva por parte da mídia brasileira vide programas como: Big Brother Brasil (BBB) no qual os diretores tentam de todas as formas persuadir os telespectadors para ligar para o programa cobrando tarifas na conta telefônica. Para afastar toda essa debilidade no qual o maior prejudicado nessa história é sem dúvida o "povo", pois a elite informa-se pelo Le Monde Diplomatique, Economist, BBC etc.

Com a invenção da televisão, os educadores previam uma excelente ferramenta para educar a população do país, em alguns países isso até funciona como: no Reino Unido, Austrália e parte da Europa com redes de televisões públicas. Aqui no Brasil como sempre se inverte a lógica, necessitamos de uma TV pública a altura da nação, enquanto as abertas ver na audiência uma fonte de ($$$) e sem diversificar sua programação, deixando a população fora de grande debate, por exemplo, a Estratégia Nacional de Defesa (END).

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

O que se pode aprender em uma faculdade de comunicação

Na faculdade de comunicação se pode aprender técnicas necessárias de comunicação escrita e oral, aprender a relacionar-se com o público e ainda, se manter atualizado com o mundo globalizado.

A formação numa faculdade de comunicação dura de 4 a 5 anos e uma das habilidades importantes que o estudante levará à sua vida profissional é escrever bem e saber se comunicar oralmente de forma clara e objetiva, também para evitar possíveis ruídos ou gerar ambigüidades na interpretação.

Outra virtude necessária é relacionar-se com diversos públicos da organização, pois como profissional de comunicação é primordial preservar uma boa imagem empresarial e ,por sua vez, mediante o bom relacionamento fidelizá-los.

O processo de mudança e de inovação no mundo é constante, desse modo, é imprescindível manter-se atualizado e atento a mudanças do mercado. A cultura é outro aspecto que agrega valor ao profissional na organização, pois um profissional que conhece outros lugares e ambientes, certamente terá um pensamento de forma global e não local.

Entre todas essas informações sobre a faculdade de comunicação, com base em Relações Públicas, a pesquisa guiará melhor sobre as diversas habilitações da comunicação (Jornalismo, Rádio e TV etc.), pois dará maior fundamento na sua escolha. Portanto, caro estudante, o mercado para comunicação está em fase de expansão, esperando por você.