sábado, 20 de junho de 2009

A importância da pesquisa para atualidade



No início do terceiro milênio, em plena era virtual junto com a engrenagem da robótica. O homem é o “recurso de maior importância para o desenvolvimento da pesquisa”, pela consciência, intelecto e razão, pois dentre diversos tipos de conhecimento produzido pelo homem, a pesquisa é uma das mais importante, por seguinte, existem inúmeros problemas a serem solucionados. E, a partir daí, novas pesquisas surgem e se desenvolvem a fim de criar tecnologias ou medicamentos.

O homem tem a capacidade impressionante de criar conhecimento, seja para suprir as necessidades de locomoção, de alimentos e até produzir textos que são apreciados a milênios de anos. As áreas do saber humano como: a Religião, a Filosofia, Misticismo., são formas de conhecimento que buscam dar respostas ao homem contemporâneo sobre a “Verdade”. Aliado a ciência, a pesquisa é uns dos instrumentos do saber humano mais valoroso, criado até então pelo o homem. Nasceu para contestar as “verdades” que se tinham a respeito do mundo. Assim, se tem o devido crédito da sociedade internacional, por comprovar e elucida fatos, por este pesquisado, seu prestígio advém do método cientifico aplicado com objetivo de chegar próximo da verdade, conforme suscitado pela epistemologia do século XVIII (OLIVA, 1990).

Com o passar dos anos, surgem novos problemas a serem solucionados, com o surgimento de doença como: AIDS (SIDA) entre outras doenças contagiosas, que matam inúmeras pessoas ao redor do mundo todos os anos, sendo que, já passam de 40 milhões de pessoas infectadas pelo virus da HIV. Logo a importância da pesquisa é a melhor ferramenta para esse combate e equacionando assim esse perigo que assola a comunidade global.

A esperança é que as empresas, grupos de investidores e governos, invistam em novas pesquisas, desse modo, desenvolvendo tecnologias de cunho medicinal para sanar ou curar totalmente doenças como a AIDS, malária, dengue, etc. Atualmente as pesquisas se voltam para células troncos (células mães), que se transformam em quaisquer células do corpo humano. São geralmente aplicados em deficientes físicos, para regenerar um órgão atrofiado inutilizando sua função, com intuito de retornarem ao seu funcionamento, exepriências já sinalizaram sucessos nos últimos testes divulgados pela mídia.

Em virtudes dos fatos mencionados, somos levados acreditar que a única saída do homem para enfrentar diversos tipos de epidemias e problemas que emergem a cada dia, precisam de investimentos pesados na ciência, tecnologia e especialmente pesquisa, para que não haja surto de doenças no mundo, daí a importância da pesquisa para atualidade, a pesquisa não é só uma pura investigação dos fatos, é além mais, é a nossa sobrevivência para o futuro distante, como foi no passado.

8 comentários:

TURISMÓLOGA NATALIA disse...

POWS CARA , VC USA CONTROL C E CONTROL V PARA FAZER SEUS TEXTOS AI NO BLOG.. ACREDITO QUE NEM DEVE ENTENDER O QUE ESTÁ ESCRVENDO POIS ESSE TEXTO AQUI EM CIMA PODE SER REDIGIDO ATE POR UMA CRINÇA DE SEIS ANOS..
NA BOA, SEJA MAIS ORIGINAL...

TURISMÓLOGA NATALIA disse...

POWS CARA , VC USA "CONTROL C' E 'CONTROL V' PARA FAZER SEUS TEXTOS AI NO BLOG??.. ACREDITO QUE VC NEM DEVE ENTENDER O QUE ESTÁ ESCREVENDO POIS ESSE TEXTO AQUI EM CIMA PODE SER REDIGIDO ATE POR UMA CRINÇA DE SEIS ANOS..
NA BOA, SEJA MAIS ORIGINAL...

Wailon disse...

legal, gostei, um bom texto não precisa encher de palavreados "bonitinhos" ou estranhos para ser um bom texto, mas sim fazer que todos entendam.

Anônimo disse...

Estou fazendo um trabalho na faculdade sobre a contribuição da pesquisa e o desenvolvimento . E a idéia central é realmente essa, é importante que as pessoas tenham uma base pra começar a pensar nesse assunto . Esse blog é a base ! Eu gostei .

Anônimo disse...

Gostei muito, pois mim ajudo bastante no meu trabalho para a faculdade. Obrigado.

Anônimo disse...

Bem, acredito essa Turismologa ai seja uma pesquisadora com titulo de doutorado não é? Acredito que o potencial seja elevadissimo. Na verdade eu acho que a pesquisa éa base de tudo. É uma onstruç~so de saberes que so adiciona.

Anônimo disse...

Oi David, me ajude por favor, vc tem a referencia bibliografica certinha dessa (Olivia 1990) que vc postou? Podes me passar? regianesantosadm@yahoo.com.br

Anônimo disse...

legal seu texto me ajudou muito em meu portfólio.vlw